Wednesday, December 20, 2006

It´s X-mas times...


Pois é...
Eis o Natal e esta é sem dúvida a mais feliz época do ano!
Todos transpiram amor, carinho e solidariedade! E acima de tudo estão imbuídos do espírito de Natal!
As pessoas lembram-se de todos os amigos, os familiares, os conhecidos... (estranhamente durante 363 dias do ano jamais gastaram um minuto sequer a pensar neles ou simplesmente para lhes dizer: "Olá! Tudo bem?")
Corre-se de loja em loja à procura do presente ideal para todos, e nada de olhar a custos, afinal quando se gosta vale o sacrifício e além de tudo... É Natal!!!
Acima de tudo o Natal é para as crianças,e assim chovem prendas lá em casa, muitas delas completamente imprestáveis e prontamente arrumadas debaixo do armário ou antes da Passagem de Ano já estão a caminho do Aterro Municipal!
Nada como compensar nesta época toda falta de atenção ao longo do ano! Um novo brinquedo e está feita a penitência por todas as ausências, por todas as faltas de tempo para os ouvir, para brincar com eles ou simplesmente para se aperceber da sua existência lá por casa!






Wednesday, December 13, 2006

E se fosse em Portugal...


Com o ataque por parte da Ministra da Educação de Portugal aos professores, estes passaram a ser o alvo a abater, surgindo as medidas mais incríveis para cortar no número de professores ao serviço das escolas.

Mas o Reino Unido está já muito à frente, (estes países desenvolvidos têm mesmo a mania, não têm?) e encontrou mais uma forma de reduzir o número de professores nas escolas, pelo menos a acreditar nesta maravilhosa notícia:


De acordo com o artigo, uma professora foi despedida por afirmar perante os alunos algo do género
"O Pai Natal não existe!"

Curiosamente do Reino Unido chegam notícias de algumas empresas estarem a "solicitar", (por outras palavras "estão a proibir"), os seus empregados de manifestarem nos empregos a sua alegria natalícia e quaisquer manifestações relativas ao Natal, porque segundo consta as empresas poderão ser alvo de processos judiciais, por ofensas às crenças religiosas de certos grupos!
Basta dar uma vista de olhos neste artigo para confirmar:

Vá se lá perceber isto...

É-se despedido por afirmar perantes os alunos a irrealidade do Pai Natal, por outro lado é-se proibido de ter no emprego os tradicionais enfeites natalícios por causa da sensibilidade de terceiros!

Tuesday, December 05, 2006

O Mestre do Tempo


Ali estava ele, no mesmo local de sempre, observando a rua e as pessoas caminhando, apressadas como segundos, absortas eles mesmas nos seus pensamentos importantes e indiferentes a tudo o resto.
Conhecera todas as pessoas, as do Passado, desde o primeiro habitante de uma caverna até ao primeiro construtor de uma casa.
Lembrava-se ainda da alegria imensa deste quando finalmente conseguiu realizar o desejo de ver nascer o sol, todos os dias no mesmo local, ali nos pés da montanha e mesmo junto à longa curva onde o rio preguiçava antes de retomar a sua marcha rumo a local qualquer desconhecido.
Mais tarde acompanhara por alguns tempos, a vida de um homem isolado de todos os outros. Este parecia-lhe um acto estranho, vê-lo prescindir de qualquer forma de companhia até perceber a intenção dele: buscar no isolamento uma forma de comunicar consigo mesmo!
Foram momentos interessantes…
Hoje porém algo de inusitado iria ter lugar.
Desde sempre assistira ao desenrolar da existência humano, comandando o tempo, senhor do seu ritmo, fazendo deslizar qual água numa catarata ou qual glaciar milenar!
Durante anos uma vida tinha vindo a intrigá-lo para além de todas as outras, apresentava-se-lhe como a mais intrigante dos últimos tempos…
Esta era uma vida banal, perfeitamente banalíssima, parecida com tantas outras, incontáveis se se olhar para as areias do tempo, mas mesmo assim tinha tornado diferente.

Monday, November 27, 2006

É preciso ser Nobel (ou será Novelle?)


«Espero que se explique às crianças como se chega a primeiro-ministro sendo um imbecil»


Esta é uma das afirmações citadas pelo: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=744988&div_id=300 ,
ditas pelo nosso, embora a viver há já alguns (muitos) anos em Espanha, laureado da Literatura sobre o Pedro Miguel e a sua inacreditável subida a Primeiro Ministro de um país dito desenvolvido!


Antes de tudo, teremos de louvar a coragem de alguém falar nestes termos!
Mas também estando do outro lado da fronteira torna-se fácil emitir doutas opiniões sobre o país natal, principalmente tendo abandonado o mesmo há muito, muito tempo atrás!

Surgem, como não poderia deixar de ser, as esporádicas visitas ao país natal para ser alvo de uma ou outra manifestação de apreço e/ou louvor, rodeado das pessoas da socialite ou então dos habituais emplastros!


(Diz o povo em alguns lugares: "Quem está de fora, racha lenha!" Felizmente o povo nunca recebeu um Novelle ou sequer escreveu livros incompreensíveis como tal não a sua opinião de nada vale!

Ainda se fosse através de uma votação sms ou através das chamadas de valor acrescentado aí sim, a opinião da massa popular passaria a ser a opinião "dos Portugueses!")


Leaving...


Deixar parte de nós num lugar é perder um pouco da nossa Alma!

Friday, November 17, 2006

A arte da Palavra...


Certas pessoas são mestres na arte do elogio, capazes de transformar simples palavras num conjunto transbordante de exaltação das capacidades e conquistas dos outros!

Ontem presenciei talvez uma das formas mais estranhas de elogiar alguém:

“Cantas tão bem que até me saltou um pedaço de cera do ouvido!”
Assim textualmente…
Imagino a sensação provocada no elogiado com tais palavras!!!
O dom da palavra é algo de raro…
Camões, Pessoa, Andrade...
Nomes maiores da nossa Língua mas sem nunca terem criado algo de tão sublime para a posteridade!!!

Tuesday, November 07, 2006

Olhar-te-ei...


Cada nova manhã parece ser apenas mais um prenúncio de uma lenta passagem dos segundos, caindo vagarosamente na ampulheta do tempo!
A cada segundo acrescenta-se mais um lamento, um impropério a ninguém dirigido mas reclamando de um ser superior, senhor do destino e razão única e suprema para a entediante caminhada anunciada pelo despertar indidferente do Sol!
E se por um dia, o nascer do sol fosse apenas e só um novo começo!
Um dia ainda não escrito, uma caminhada nunca realizada, um livro jamais lido!
Um simples presente...

Monday, October 23, 2006

...


Meus caros, estou agora longe do meu local de repouso e de recolhimento! Encontro-me numa terra distante onde tudo aparenta ser diferente! Uma nova dificuldade neste duro trilho! Mas desistir seria entregar toda vontade de viver em troca de um consolo fugaz e enganador… Assim, armado apenas da vontade de justificar perante esse senhor omnipotente, o Destino, quanto cada dia se tornou um novo universo a explorar, caminho sem receio, impulsionado pelo desejo de saborear o fogo da pheonix fazendo-me renascer! Um novo trilho me preparo para abrir, desconhecendo o destino ou sequer a estalagem… O caminho tornou-se enfim a verdadeira recompensa do caminhar!

Tuesday, October 17, 2006

Um dia....


O coração é um ser misterioso, incompreensível! Sofre quando não existem razões para tal e exulta de alegria em momentos tão inesperados quanto fugazes!
Só ele nos leva a olhar para uma chuva torrencial e mesmo assim ter vontade de sair, percorrer as ruas da cidade deserta com um sorriso nos lábios e uma vontade insana de aproveitar cada segundo como se fosse último da nossa existência!
Por outro lado, só ele transforma o mais perfeito dia primaveril numa caminhada tão custosa quanto caminhar sobre as quentes areias do deserto.

Thursday, October 12, 2006

Audácia...


Se à tua frente não encontrares um trilho, arrisca e cria o teu próprio caminho!

Thursday, September 28, 2006

N...

Um verdeiro amigo está ao teu lado quando choras de modo a nunca esquereces um simples ensinamento:
"As tuas lágrimas fizeram brotar uma flor!"



A Mona Lisa

Eis a obra de arte mais estudada da História e a única verdadeiramente considerada como tendo um valor incalculável!
Já se aventuraram teorias sem fim sobre a identidade da “Mona”.
Um auto-retrato de Leonardo, uma dama da corte, um grande amor do Artista!
O segredo de tudo, segundo dizem está no sorriso!
De quem rirá ela? Para quem sorrirá?






A última descoberta sobre esta senhora do Renascimento é fantástica: a dita Mona teria sido mãe há pouco tempo atrás antes de se ter servido de inspiração ao multifacetado Leonardo, tornando-se assim musa da mais imortal das obras de Da Vinci!

E avançam mesmo os investigadores, esta era já a sua segunda gravidez!
A vida do comum dos mortais nunca mais será igual depois desta estrondosa descoberta…
Prevêem-se implicações em larga escala, desde a bolsa, à crise no Médio Oriente, quiçá mesmo na flutuação do preço dos combustíveis!
Surgirão inevitáveis manifestações por todo o planeta, de um lado os apoiantes da descoberta da sua segunda gravidez, do outro os defensores da sua castidade e do seu bom nome alegando a inocência da dita “Mona”!
As questões entretanto levantadas são imensas.
Terá sido menino ou menina?
O parto foi normal ou foi necessário recorrer à cesariana?
O pai este presente?
E o marido onde estava ele?
Nestas alturas revela-se a importância e o carácter imprescindível de jornais como o 20+4 Oras ou da Ká-raz!!
Estivessem eles lá, em cima do acontecimento e todas estas e outras questões teriam resposta imediata!

Tuesday, September 26, 2006

Odisseia...



Um dia ousei partir sem rumo
Içar a minha vela e deixar-me guiar
Ter o vento como piloto
Como estrada todo este mar
Deixei para trás algo indefinido
Abandonei incertezas constantes
Entrei neste barco sem medo
Disposto a ser mais um dos navegantes
Para onde vou, desconheço!
Como irei, não faço ideia!
Mas não perco tempo ou me aborreço
Afinal todo este mar me rodeia!
Sozinho navego, marinheiro solitário
Companhia alguma quis embarcar
Acompanham-me o sol durante o dia,
A lua e a brisa partilham comigo o luar.
Num qualquer porto terminarei a viagem
Ou será apenas um breve acostar!
Nunca há um prazo a cumprir
Só o prazer de um novo trilho marcar!

(Foto de http://fotoblogb.blogspot.com)

Janelas...


As janelas fechadas protegem-me
Mantêm distantes os olhares acusadores
Sempre prontos a apontarem o meu fracasso
Negando-me a honra dos vencedores

Uma janela aberta incentiva
A esticar as asas e voar bem alto
Tocar nas nuvens do céu e na água do mar
Todo o universo à distância de um salto!

Janelas fechadas fazendo-me cativo
Um prisioneiro num mundo sombrio
Cada raio de esperança silenciosamente desvanece
Na solidão deste quarto frio!

Pela janela entra o sol, o amanhecer
As imagens de uma cidade nervosa
Desde o caminhar apressado do vendedor
Ao brincar da miudagem ociosa!

Vejo da janela uma alegria constante
Pessoas num movimento sem fim!
Anseio caminhar por entre elas
Sentir o aroma das flores de um jardim!

Janelas escondendo mundos pessoais
Sendo prisões ou apenas meros portais
Chamando para a rua os audazes
Aprisionando todos os demais!

Tuesday, September 19, 2006

Perdido...



















Estou perdido, qual barco em pleno oceano
Perante mim apenas um mar imenso
E todos meus passos se apagaram
Sou um simples barco sem rumo
Desvaneceram-se todos os trilhos
Todas as estrelas perderam o brilho
E sem luz me encontro abandonado
Sem um porto para me sentir abrigado!
O sol preferiu esconder-se
A Lua preferiu sonhar...
E um navegante se encontra perdido
Nem mesmo um remo para remar!
Mas mesmo assim o barco navega!
Percorre milhas imensas e obscuras!
Uma vontade estranha, uma vontade cega
De encontrar algo nas suas aventuras!

Friday, September 15, 2006

212 Km/hora! Não conseguiram fazer melhor!!

Segundo os jornais um membro do governo conseguiu a proeza de ser apanhado pela polícia a 212 Km/hora na A1!
Só podia ser membro do governo para conseguir conjugar tanta asneira junta!
Primeiro: ninguém é apanhado pela polícia! Só mesmo um verdadeiro tótó para conseguir tal proeza! As matrículas dos carros da polícia são quase tão conhecidas quanto os amores da Elsinha Raposinho e os locais onde eles estão são sempre os mesmos!
Segundo: 212 Km/hora!??
Mas isso foi no Fiat 127 igualzinho da minha professora da primária, onde ela levava 15 nos bancos e mais 10 na mala e ia deixando o pessoal mesmo à porta de casa???
Ou no R5 da avozinha???
E quem era o maçarico ao volante? De certeza absoluta o membro do Governo! Um motorista digno desse nome ao volante do carrinho do estado fazia no mínimo 250!
Mas nas calmas...

Temos as estradas mais seguras do Mundo

Sempre se falou muito dos perigos e das perigosas estradas portuguesas mas afinal temos as estradas mais seguras do mundo!
Não acreditam? Acham impossível? Nem pensar...
Se recuarmos à época dos Descrobrimentos deparamo-nos com uma descoberta dos marinheiros: se havia um problema no barco os ratos eram sempre os primeiros a fugirem!
Extrapolando esta regra para a actualidades obteremos as provas para apontarmos as estradas nacionais como as mais seguras do mundo! (Ou pelo menos algumas das estradas nacionais!)
No fim de semana passado um proeminente membro do governo foi controlado a 212 quilómetros por hora na A1!
Voltando ao exemplo dos ratos na época dos Descobrimentos , aparentemente estes não parecem encontrar qualquer na A1!
E ainda acusam os membros do Governo de não terem utilidade!
Pelo menos permitem testar a segurança das estradas!

Thursday, September 14, 2006

As empresas de combustíveis! (Parte UM)

Nos jornais de ontem não faltaram artigos sobre a descida dos preços dos combustíveis, frisando-se o facto de se ter verificado uma terceira descida consecutiva dos preços!
Tão beneméritas estão estas empresas! Descem os preços assim sem sequer um pedido dos consumidores!
Interessante será olhar para a evolução dos preços e verificar uma subida imparável desde a liberalização dos combustíveis!
A liberalização essa impulsionadora de melhores preços para os consumidores segundo as palavras dos ministros da altura!
Igualmente interessante é o facto da imprensa escrita, desde os jornais gratuitos aos com preço definido, dar tanto relevo à descida de preços dos combustíveis!
Se fosse adepto das teorias da conspiração diria tratar-se de uma muito bem montada estratégia de marketing por parte das empresas do sector!
As mesmas envolvidas na tal concorrência onde misteriosamente todas mantêm os mesmos preços, onde as descidas e subidas parecem concertadas, e onde transborda por todos os poros um sentimento de assalto aorganizado às carteiras dos consumidores!
Em todos os sectores onde há concorrência surgem promoções, descontos, anúncios promovendo os seus preços como os mais baixos do mercado, melhores serviços,...
Inexplicavamente as empresas do sector dos combustíveis nunca desenvolveram estratégias destas!
Nunca adoptaram estratégias similares para cativar clientes! Jamais e viu uma campanha de desconto de 50% na empresa "X", ou "Abasteça 20, pague 15!"
Fazendo usos da célebre frase: Porque será?? E tal como frisava um director de uma dessas empresas:"Não se prevêem mais descidas!" Tradução: preparem-se para uma nova subida progressiva do preço dos combustíveis!
Afinal os lucros do ano anterior terão de ser superados ou não há bónus para ninguém no final do ano!

Wednesday, September 13, 2006

As palavras...

Certa vez disse um discípulo a seu mestre:
"-Mestre um dia também eu serei sábio! Então as minhas palavras serão igulamente reverenciadas como hoje são as tuas!"
Ao ouvir isto o sábio meditou longamente dizendo por fim:
"-As palavras são apenas necessárias quando os nossos actos se tornam incapazes de transmitirem sabedoria! Abençoado será aquele cujas acções são suficientes para ser reconhecido como Mestre! Esse será verdadeiramente sábio e digno se ser seguido."
As palavras podem tornar-se perigosas, capazes de corromper as almas mais puras!
Palavras aparentemente verdadeiras revelam-se apenas um engodo da mentira! Tornarem-se os tijolos usados para construírem ilusões, as quais veremos depois ruir como um castelo de cartas!
Outrora os sábios usavam poucas vezes da palavra!
Hoje quem mais fala, quem mais palavras usa é tido como sábio!
Como se tornaram dissimuladas as palavras quando manuseadas por estes modernos sábios...

O povo adora os políticos!

Todos maldizem os políticos, sendo todos eles rapidamente carimbados com termos tão afectuosos como "corruptos", "ladrões"... (Paremos por aqui ou teria de existir a lendária bolinha vermelha no canto direito!)

Mesmo perante esta imensa demonstração de apreço e estima é vê-los reaparecerem, qual micose indesejada, uma e outra vez!

Estranhamente os "corruptos" de outrora acabam novamente eleitos por uma mesma mole humana responsável pela sua queda anos antes!

Neste volte face digno do cinema os irresponsáveis governantes de um qualquer tempo passado tornam-se, como por artes mágicas (abençoadas agências de imagem e de marketing), nos salvadores do presente, com direito a estutatuto messiânico e tudo...

Por vezes a realidade parece confundir-se com uma qualquer ficção onde o predestinado controla a seu bel-prazer as regras, permitindo-se até à heresia de voar sem sequer ter vindo de um planeta distante!

No entanto esta é a realidade! Uma realidade incompreensível onde incompetentes são substituídos por incompetentes ainda maiores, os quais por sua vez darão lugar ao regresso dos primeiros incompetentes!

Inexplicavelmente estes aparecem agora não mais como incompetentes, mas sim como os guias dispostos a tudo, aos maiores sacrifícios pessoais para salvar o país!

E a única imutabilidade é o povo de sempre, criticando os políticos mas elegendo continuamente os mesmos!

Alguém disse um dia: "Os políticos reflectem apenas quem os elege."

Nunca uma frase se adequou tão bem a Portugal...

Tuesday, September 12, 2006

Já nem na avó se pode confiar..

Sempre vi as avós de acordo com a história do capuchinho vermelho: muito queridas, atenciosas, simpáticas, altruístas e incapazes de praticar outra coisa senão o Bem!
Mas fui brutalmente arrancado desta minha visão tão terna com a notícia da mais idosa assaltante do mundo: uma ternurenta avó, com a bela idade de 79 anos resolve assaltar um banco em Chicago!
(Sim, pode-se desde já alegar a velha máxima: Roubar um ladrão não é pecado...)
E assim se destruiu a minha visão naive da avozinha!
Imagino o levantar desta senhora, pensando para com a sua dentadura e os seus óculos: "Hoje apetecia-me algo diferente! Mas estamos ainda no Verão por isso nada de pequenos doces suíços! Sendo assim... e porque não assaltar um banco?? Deve ser engraçado!!?"
E lá encaminhou-se para o banco, apoiada na sua sempre preciosa bengala, disposta a demonstrar toda a sua vitalidade!
Imagino a sua caminhada heróica até à paragem do autocarro, a longa espera, a luta desenfreada pelo banco da frente (afinal velhos são velhos, e se eles lutam tanto pelo lugar da frente aqui em Portugal lá nos States não deve ser muito diferente)!
Depois, a longa subida das escadas até ao banco sempre a queixar-se dos jovens, outrora tão prestativos e respeitosos para com os mais velhos e nos dias de hoje tão esquecidos dos seus ancestrais!
Por fim o seu resmungar sobre a falta de respeito, já niguém respeita os mais velhos e essas coisas! (Confessem lá... aquelas velhas sempre a tentar passar à frente nas filas, sempre a criticar tudo e todos são mesmo irritantes não são?)
Chegada ao balcão já imagino o diálogo....
- Bom dia! É pra levantar a reforma é?
- Ó meu Deus! Quer você ver isto? Já nem sei porque vinha cá...
- Mas trouxe ou não o seu vale da reforma???
- Ai reforma!!!! Isto não dá para nada é uma miséria! Não dá nem para comprar a comida pró meu Antunes! E ele coitado só pode comer perú! Só perú... eu ainda lhe tentei dar outras coisas mas ele é só perú!
- Vá lá! Veja bem aí na sua carteira trouxe ou não o seu vale da reforma?
- Reforma? Reforma? Não me parece... Eu hoje de manhã lembrei-me de vir ao banco sabe?! Estava a pensar em dinheiro mas agora não me consigo lembrar... A minha cabeça já não é como antes...
Mas espera lá... Esta minha cabeça! Pois é... eu vinha cá levantar dinheiro!
- Ah bom! Então e trouxe a caderneta?
- Ó minha rica filha com esta reforma eu não tenho dinheiro nem para abrir uma conta! Isto é mesmo um assalto... Encha-me aí esse saco das compras e não demore! Eu deixei o Antunes sozinho em casa e ele ainda me desarruma tudo...
Enfim... é a revolta da Terceira Idade!

Thursday, September 07, 2006

My family...

Eis a mais funcional das família!
Onde o amor brota de cada um como as flores florescem em pleno Ártico!

Os pais são uma exemplo de carinho, atenção e harmonia conjugal!

Os filhos são a cristalização do filho perfeito!

Há tanto por onde escolher, não sei por onde começar!

Fiquemos pelo exemplo acabado de um aspirante a multimilionário, e como tal nada como começar a acumular fortuna à custa da família, Nick Harper o filho modelo! Ainda gostava de ver o Osama a lidar com filhos assim!

Só faltava mais esta...

"As relações sexuais sem preservativo podem acelerar o avanço do cancro cervical e do útero, devido à elevada concentração no sémen de umas substâncias chamadas prostaglandinas, segundo uma investigação tornada pública esta sexta-feira no Reino Unido. " in www.portugaldiario.pt
E pronto... depois das dores de cabeça, do cansaço, do stress, dos míudos e de mais uma infindável lista de desculpas, eis a última arma para arrasar de vez com a animação das noites matrimoniais!
Nunca se vê nos jornais, nos media em geral notícias do tipo: "Vida sexaul intensa prolonga esperança de vida" ou então "Noite de sexo selvagem equivale a um mês de intenso trabalho físico no ginásio!"
Estas sim seriam óptimas notícias!
Inexplicavelmente os investigadores aparentemente pensam de outra forma!
Cá para mim esta é uma forma destes ratos de laboratório se vingarem de todos aqueles com vida própria, uma agenda social ocupada e cuja a companhia em casa não é a sua progenitora de 85 anos a reclamar porque o menino se esqueceu do leite do Biogodes!

Tuesday, September 05, 2006

Duarte e Companhia! - O mito!

Para terminar em beleza, e após uma longa sondagem entre a comunidade interessada deste blog (subentenda-se: EU!), eis a cereja no topo do bolo:
Duarte & Companhia!
A lendária série da RTP através da qual, nós os portugueses, demonstramos ao mundo as nossas capacidades de criação de conceitos inovadores!

Aqui nunca se viram lanchas rápidas e Ferraris, e muito menos flamingos esvoçantes e loiras de arrebentar com o coração do mais puritano dos monges!
Antes um Citroën 2CV sempre pronto e, num truque de fazer inveja ao Luís de Matos, capaz até de andar sozinho qual Herbie e qual KITT!

Parafraseando um excelente comunicador da nossa praça: "O drama! O Horror! A Tragédia... nunca foram tão reais na televisão portuguesa!
Duarte e Tó, os nossos James "Sonny Crockett " e Ricardo "Rico" Tubbs, combatiam sem cessar as ameaças constantes representadas pelo Chinês, por Lucífer e por Átila !
Comparados com estes verdadeiros génios do crime os Barões da Droga sul-americanos, a Cosa Nostra e a Yakuza são meros amadores!

E o melhor de tudo... Não existia um rafeiro de nome Maxe a chatear!

Infelizmente também não havia uma perita forense tão cativante como a Bárbara...

Não se pode ter tudo na vida não é?

Monday, September 04, 2006

Sport Billy!

Para finalizar a fase revivalista eis o final em beleza: Sport Billy!
Os tempos passados, completamente maravilhado com as aventuras deste ET destinado a salvar todos os desportos do nosso Planeta, por outras palavras, o Tony Fiúza de outros tempos!
Ele e o seu inesgotável saco, não azul como o da outra, mas igualmente sem fundo!
Defendia um desporto inocente longe das alegações de certos senhores (ex. "Eu estou inocente! Eu nunca me dopei ou tomei qualquer substância proibida! O meu corpo produz naturalmente Testosterona sintéctica!")
O Sport Billy nunca se defendia com a desculpa do sistema, com o árbrito ou com o fora de jogo mal assinalado!


Infelizmente certas pessoas jamais terão o espírito deste nosso herói!



Thursday, August 31, 2006

Allô Allô!!!

René Francois Artois e Edith Melba Artois - o exemplo do casal perfeito!
Os saudosos tempos do Allô Allô!
O dia a dia do café, a luta incessante da resistência, o sacríficio das SS para suportar as cantorias da Edith, a coragem de René para continuar fiel à sua amada e estonteante esposa, mesmo perante o assédio das ferozes nulheres da Resistência!
Como era dura a vida destes senhores!
Ainda por cima a sogra nunca saía lá de casa!

Mais uma do baú das recordações!


Parker Lewis - Longe das séries tão intensamente dramáticas e ainda sem Dawson's Creek no horizonte e bem longe do Beverly Hills, 90210!
Aqui o importante era rir, sorrir ou soltar a loucura!
Os bons velhos tempos!
Era tão bom a Morangada ter seguido este exemplo e esquecido essas coisas de Malhar a São e Nova Onda!
Enfim... o mundo nunca foi perfeito! Mas podia ter sido... Podia ter sido!

The A-Team!

Quem não se lembra desta mítica série?
Os lendários John "Hannibal" Smith, Templeton "Faceman" Peck, Bosco Albert "B.A." Baracus e H.M. "Howling Mad" Murdock!
Personagens incontornáveis da existência de cada um!
Foram os tempos maravilhosos da Televisão!
Cada dia vivido apenas e só para o prazer de ver as aventuras destes senhores!
Estes sim eram verdadeiros heróis!
Com soldados destes a Guerra do Iraque tinha durado apenas uma manhã e depois do almoço davam eles um salto ao Líbano, arrumavam com o Hezbollah e mesmo antes do jantar tratavam do Irão!
Para a História entraram frases como:
"I love it when a plan comes together."
"You crazy, fool!"
E claro, a inesquecível introdução:
"Ten years ago, a crack commando unit was sent to prison by a military court for a crime they didn't commit. These men promptly escaped from a maximum security stockade to the Los Angels underground. Today, still wanted by the government, they survive as soldiers of fortune.
If you have a problem, if no one else can help, and if you can find them, maybe you can hire... The A-Team.

Para quando a devida homenagem e se torna real a reposição desta imortal série nas nossas televisões, quiçá entre as 20 e as 21, de Domingo a Sábado, no intervalo das arrepiantes e fastidiosas reposições da Morangada?

My hero!


Para quem está farto do Vasco lá do Prédio!
Quando se acabou a paciência para a Flor e a Bella!
E quando mais um episódio de Açúcar nos Morangos se torna num incentivo ao suicídio...
Eis a solução:
My Hero, aos Domingos na 2:!

Wednesday, August 23, 2006

Orientar os outros!

Os portugueses são mestres na arte de orientar os outros!
Nem sempre da melhor maneira ou pelo melhor caminho mas são, mesmo assim, os melhores!
Se perguntarem a alguém como chegar ao ponto A muito provavelmente obterão uma resposta deste tipo:
"Ora bem! Você segue sempre em frente até ver uma rua à direita com uma casa grande, de portões amarelos e uma janelas grandes!
Você não vira nessa.
Segue sempre até encontrar uma rua à esquerda com umas árvores muito grandes e um passeio muito largo com um quiosque vermelho!
Também não mete nessa!
Segue sempre até ver um prédio cor de rosa, com um jardim muito bonito, com uns bancos em madeira, pintados a vermelho!
Aí você não vira nem à esquerda nem à direita!
Anda sempre e vai dar um cruzamento e vai ver uma rotunda com um lago no meio!
Aí você mete pela esquerda e vê o posto da GNR!
Depois é só perguntar!"
Com tanta informação importante vamos de certeza esquecer o importante e virar na primeira à direita ou na segunda à esquerda e acabar irremediavelmente perdidos!
Realmente os portugueses são muito prestáveis...

Friday, July 28, 2006

S....

Odeio-te por seres um sol brilhante
Quando anseio por uma noite escura!
Por seres o céu limpo e azul
Em lugar de uma tempestade crua!
Odeio-te por seres a flor inocente
Em lugar de tristes ervas daninhas!
O farol resistente guiando o meu navio
Quando busco naufragar nas águas baixias!
Odeio-te a cada manhã sorridente
Com o sol a extinguir a minha depressão...
Os seus raios invadindo o meu canto
Arrastando-me para os braços da emoção!
Odeio-te por me fazeres ser melhor
Por contigo o mundo parecer ideal!
Odeio-te por me mostrares um outro dia
Por, com um gesto, me tornares especial!
Odeio-te... por teres vindo sem aviso!
Odeio-te... por teres adormecido a meu lado!
Odeio-te... por estares lá quando acordei!
Odeio-te... por cada instante passado!
Mostraste-me a felicidade....
Por isso Odeio-te!
Cada sorriso partilhado foi um presente...
E, por isso, Odeio-te!
Por teres partido sem aviso
Por teres deixado o teu perfume
A cada bater intenso do coração
Não te odeio-te. Apenas te... amo!

Thursday, July 27, 2006

J....

Ao partires, ao esvaziares o teu canto
Apagaram-se todas as luzes!
Deixaram de me guiar até casa
O meu caminho tornou-se penumbroso
E cada passo cada vez mais inseguro...
Apagou-se o meu farol nocturno
A noite caiu ainda mais sombria
E não mais brilhou no firmamento
A luz da minha estrela guia!
E assim se esfumou o meu ninho
Assim fiquei sem porto de abrigo...
Enfrento a solidão da dor e da tormenta
Caminho ignorando para onde sigo!
Fujo de ti? Fujo para ti? Fujo por ti?
Fujo ou apenas te procuro?
Vagueio solitário dia após dia
A estrada tornou-se errante
E eu um desnorteado peregrino!

Tuesday, July 18, 2006

A Revolta dos Pastéis de Nata



Pois é... na Quinta terminou mais uma série da Revolta!

E terminou em beleza abordando o tema do Amor... E para falar de Amor chamaram uma séxologa (desde o anúncio da menina da seguradora não aparecia uma Marta tão inspiradora), uma actriz (na realidade actriz até será um exagero, digamos apenas mais uma saída da Morangada) e um apresentador de tv, o qual nos seus primórdios aparecia de cabelo azul qual Vanda Stuart!

E foram estas ilustres personagens falar do Amor!

Mudaram os tempos e muito mudaram eles!

Outrora o Amor era assunto de Poetas, de Filósofos, hoje qualquer um pode falar de Amor até mesmo figuras públicas!

Ainda presenciarei a nossa amiga das plásticas a formular uma máxima bem ao seu jeito: "Amar é o contrário de não Amar!"

Sempre ouvi dizer "o amor torna-nos estúpidos" mas dispensava a apresentação de dois desses exemplos!

Por mim bastava a Marta!...

(Obrigado Revolta... Boas férias e voltem ainda mais revoltados!!!!)

Noites de loucura...

O vazio da tua partida encheu-se com a esperança do teu regresso!

Tuesday, July 11, 2006

Usar a cabeça...


Eis o génio da bola! Segundo alguns o melhor das últimas décadas, senhor calmo, pacato, pouco dado a confusões: Zinedine Zidane!
Depois de muitas vezes ter utilizado os pés para jogadas de génio eis a sua última finta, a sua última maravilha técnica! Uma habilidade digna dos spots dessa marca desportiva como nome de deusa grega!
De facto nunca a expressão "Deixa-te de tretas e usa a cabeça!" foi levada tão à letra!







O mais incrível é este senhor ter sido eleito o melhor jogador do Mundial...

Deve ser o tal Fair Play referido pela FIFA no ínicio do Mundial!
Mas a ser assim o prémio não acentaria muito melhor ao Petit?

Thursday, July 06, 2006

Tu...

Eu vivia numa noite escura
Cada dia tornara-se um reflexo do anterior
Nada de novo acontecia
Apoderou-se de mim uma sensação
Um sentir a vida com menos ardor
Pois cada tarde terminava igual
Cada noite chegava, sombria
E por entre expressões comuns
Por entre rostos tão iguais, tão irreais
Apagava-se o fogo da vida
Perdia-se o interesse em viver!

E numa noite a tantas outras semelhante
Onde sorrisos falsos e olhares vazios
O teu olhar cruzou o meu...

E nesse instante soube conhecer-te
Vi em ti, nesses teus olhos tão diferentes
O reflexo dos meus sonhos!

Desapareceram as pessoas, as sombras
Permaneceram apenas os teus olhos vivos
A música tornou apenas nossa
Extinguiu-se a luz perante o teu olhar
Mergulhei nos teus olhos nesse momento
Quis conhecer a minha alma, o meu ser
E encontar quem sou em quem tu és!
Vi em ti tudo quanto sou
Tudo quanto poderia ser
Os meus sonhos concretizados
E todos aqueles ainda por nascer!
Soube ser para sempre o teu ombro
O meu secreto porto seguro
Os teus olhos o meu refúgio
E o teu coração a força do meu!

Reconheci um sonho inexistente
Um anseio jamais concienscializado
Jamais te imaginei, jamais te procurei
Mas reconheci-te ao sentir o teu olhar!

E no teu sorriso morri
Ao reconhcer a minha outra parte
O meu eu desconhecido!

E tu partiste!
Jamais lamentarei a tua partida
Ou chorarei a tua ausência...
Morri ao conhecer-te...
Renasci e amei!

Friday, June 23, 2006

E viva Portugal!!!!

"Fecho da Opel serve apenas para salvar fábrica da GM de Saragoça" in Publico, http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1261832

E depois da vitória no Euro2004 ou então depois da cabazada imposta pelo D. Nuno e pela Padeira eis senão quando a triste sombra da derrota vem cobrir este jardim à beira mar plantado (mas onde inexplicavelmente proliferam ervas daninhas e não belas e prefumadas flores)!
Nestes tempos modernos a Táctica do Quadrado parece já não funcionar (ou pelo menos só funciona quando o Ronaldo fica de fora) e agora torna-se mais claro a força dos números e nesses nós Portugueses estamos mal, basta analisar os resultados dos exames de Matemática a nível nacional!
Mas voltando à cabazada espanhola, estamos prestes a perder para nuestros hermanos mais uma fonte de empregos, riqueza e estabilidade social!
Com irmãos assim não admira a vontade da Catalunha em ser independente!
E já agora não seria altura de Portugal fazer o mesmo??

Tuesday, June 20, 2006

Os meus tempos aureos...

Sim meus caros/as amigos/as em tempos eu fui assim!

Famoso, conhecido, um verdadeiro sex simbol!

O verdadeiro Tom Jones português!

Por onde passava as mulheres ficavam doidas, deliravam com a minha presença!


Bastava uma simples palavra minha e elas esqueciam maridos, namorados, família e partiam comigo para uma vida de loucura e devassidão!