Saturday, December 15, 2007

007 - v3.0

2007 está no fim. Depois do 0007, do 1007, eis-nos no final de 2007.
Três milénios depois do JC ter andado por cá (quer dizer, tudo isto baseado em boatos não confirmados e em fontes de informação altamente duvidosas) preparamo-nos para um novo ano!

2007 ficará para a história... Momentos marcantes como a corrida do engenheiro sanitário pelo mundo ou as suas capacidades oratórias no domínio do inglês técnico!

Mas 2008 promete mais e melhor!

O morto vivo regressou dos mortos-vivos, o engenheiro sanitário vai continuar a correr pelo mundo, o preço do petróleo continuará em alta e os impostos pela primeira vez em muitos anos irão "não descer"!

Nós por cá veremos o FC PORTO a ser campeão e seis milhões de proto-sárrassenus a festejarem a conquista de mais uma importantíssima taça da amizade.

Os salários irão aumentar... para os parlamentares e assessores!

Afinal a crise acabou... mas só para os mais desfavorecidos. Depois da crise.... a penúria!

E a cereja no topo do pastel de bacalhau... vamos estar no euro!
E num grupo acessível...

Se aquela senhora mãe solteira (mas sempre virgem!!) de nome estrangeiro estiver do nosso lado a taça, desculpem, a copa é nossa!

Wednesday, September 05, 2007

O mês dos Virgens

Como todos vocês sabem, ou deveriam saber, esteve vosso humilde escrivão é Virgem, ou como diz o povo: É BIRJEM, CARAGO!!!
Segundo a astrologia tenho uma quantidade de qualidades e apenas um pequeno defeito, sou modesto em demasia! Tenho tentado rectificar essa faceta menos positivo ao longo da minha já considerável caminhada, mas sem sucesso! Felizmente um virgem nunca desiste e como virgem a 100% um dia alcançarei a Perfeição! Isto se ela não me alcançar primeiro!
Para quem regressa de férias eis os meus votos de um bom retorno ao trabalho, para quem entra de férias os meus desejos de muito sol, calor e praias ou montanhas ou planícies e vales... Para quem se junta a mim nessa nobre vocação de transmitir às gerações de amanhã os saberes da nossa espécie só vos peço: juntem-se a mim na oração e, quiçá, um dia seremos todos ouvidos e o nosso desejo torna-se-á realidade!

Monday, July 02, 2007

Um mundo ao quadrado..

Chegou o verão e como ele a entrada da época dos festivais, das noites longas, das festas intermináveis e dos arraiais das aldeias!!!
De artista mais pimba, ou foleiro, até às bandas de sempre lá temos animação garantida!!!
E para complementar lá temos as tradicionais confusões do futebol fora do rectângulo, jogado por personagens demasiado quadradas e abstractas para serem levadas a sério!!!
E como nunca podia deixar de ser os senhores da política dão o exemplo guiando este pelo país na mais animada viagem de loucura!!!
Ó musas do Olimpo, desterradas neste deserto a sul de lado nenhum...
Antes este era um país de tristes feições e triste fado... Agora deixou-se o fado, ignorou-se o passado e todos se voltaram para o stand up... Uns na tv, outros no palco do teatro... outros em palco e palanques mais improvisados ou nem tanto!!!
Somos um povo de cómicos... infelizmente caminhamos alegremente para a tragédia!!!

Tuesday, April 17, 2007

Jardim...



Há um jardim nesta cidade do mundo

Onde todos se encontram um dia

Há um jardim sem escadas ou muros

Espaço de luz, de cor e hamonia!

Um universo particular de todos

Local da mais pura introspecção

Rodeado de carros, vozes, ruídos...

E o eléctrico a passear a sua lentidão!

Àgua sem pressas e com muito vagar

Reflectindo as nuvens a vaguear
O centro de uma cidade sem centro
O coração de uma cidade agitada
Onde jogam crianças com alento
Enquanto outros esperaram serenamente
Pelo chegar do amigo, pelo parceiro da cartada!

Wednesday, April 11, 2007


Cidade à beira rio
Cidade da força da gente
Cidade do forte granito
Onde tudo está assente
Cidade viva, cidade pura
Pessoas verdadeiras e singelas
Cidades de ruas pequenas e escuras
De longas avenidas e agitadas vielas
Cidade do rio, cidade do mar
Cidade das letras, cidade do criar.
Cidade dos poetas, dos escritores
Das ideias e do livre pensar
Cidade aberta de muralhas fortes
Cidade de fixos nortes.
Cidade de lutas por ideais
Cidade onde todos são iguais.
Cidade do São João animado
Cidade de um glorioso passado
Cidade de um espírito leal
Cidade nunca e jamais serviçal.
Cidade das pontes do Douro
Das adegas onde repousa um tesouro
Cidade orgulhosa da sua história
Cidade onde nunca outros gritaram vitória!

Thursday, March 29, 2007

A Primavera....

Chegou a Primavera onde brotam as flores, os perfumes encantadores e o sol por todo lado!!! Enfim, os passarinhos cantam, o sol brilha e maravilhosa se torna a vida, quase por milagre!!!
A altura do ano onde as pessoas se sentem mais receptivas para a felicidade... por isso nada de serem esquisitos e recebam o amor, o carinho, a loucura com um sorriso...

Friday, March 16, 2007

Será....?

Disse um dia o mestre:
"Nao existem caminhos, apenas caminhantes!"
Todos os seus ouvintes se interrogavam se tal poderia ser ou se este seria um devaneio sem sentido! Afinal para eles este era apenas mais um dos muitos velhos da aldeia e raramente ocupavam o seu tempo...
De facto só existem verdadeiramente caminhos se alguém os percorrer e como nunca se pode alterar o passado também na vida não se pode voltar atrás no caminho! Como tal a cada passo vamos criando um caminho único e durável apenas no instante de cada passo!

Monday, February 26, 2007

Mundo...


Há um mundo perdido
Um mundo de rastos
Sem qualquer rumo
Onde tudo está em cacos

Ilusões desfeitas
Sonhos aterradores
E crianças tristes
Ecos de um choro inocente

Sensibilidade dormente
Apática perante tragédias
Perante os terrores
Ignorando maleitas
Razões sem sentido
Palavras ocas e gastas
Olhares cegos, distantes
Pessoas ou meras traças?

Friday, February 23, 2007

O jardim...

Portugal foi, em tempos, descrito como um jardim à beira mar plantado. Um belo jardim, um segundo paraíso, colocado a ocidente, um jardim beijado pelo sol antes de adormecer!

Mas os tempos mudaram e o dia a dia deste e neste jardim mudou muito!
Hoje, tudo, neste pequeno jardim, se assemelha a uma brincadeira… Um jardim onde sobram as ervas daninhas e onde é por demais sentida a falta de um jardineiro capaz de desempenhar as suas funções com brio, ansioso apenas de melhorar o jardim e a vida das suas plantas!!!
Em lugar disso, o “jardineiro de serviço” delega as suas tarefas em alguns pseudo-trabalhadores, tão capazes para a jardinagem como o Inspector Clouseau para a investigação!
Estes mais se assemelham a um grupo recrutado entre os “habituais lá da tasca”e nunca transmitem a imagem de jardineiros competentes e empenhados no cuidado do jardim! O único requisito para desempenharem tal função parece ser anuir, concordar e defender as opções do dito jardineiro, mesmo as mais absurdas, mesmo as mais incoerentes!


Aquando do concurso para a concessão do jardim, a proposta do actual “jardineiro-chefe” contemplava técnicos qualificados, melhores condições para as flores, as plantas, as árvores do jardim, mais água, melhores adubos e os solos mais adequados a cada um do habitantes do jardim!
No entanto, após metade do tempo de concessão, as flores parecem mais tristes, a água está mais suja e poluída, o adubo rareia e é de má qualidade, e quanto aos solos, estes estão ressequidos, gastos, esgotados…


Com tal tratamento algumas das mais belas flores do jardim, mudaram-se, pois a sua paciência esgotou-se e disseram “basta!” à negligência do jardineiro chefe e à inépcia dos seus ajudantes!

Os visitantes sentem cada vez a tristeza no desabrochar das flores, o seu perfume traz agora o cheiro do desalento e as árvores permanecem num Inverno sombrio, despidas de todas as folhas…

Alegria só mesmo na cabana do jardineiro chefe, onde ele e os seus ajudantes, isolados do jardim, indiferentes à degradação de um tesouro outrora belo!

Triste do jardim com tais zeladores!!!

Tuesday, February 13, 2007

De volta à (ir)realidade



Depois do referendo, depois da visita do ex-futuro presidente do States, depois dos grandes portugueses da televisão estatal, depois do assobio em cores douradas, depois da carta com um número entre o oito e o dez, para onde irá este rectângulo virar a sua atenção, sempre tão disposta a centrar-se em tudo menos na triste comédia deste país?
A velha máxima romana de pão e circo parece valer cada vez, embora neste caso o circo seja cada vez maior e o pão venha a encolher constantemente!
O referendo foi o maior exemplo deste país do reino do faz-de-conta: muito barulho, muito ruído, muito aparato e no final a maior parte nem sequer se deu ao trabalho de ir fazer uma cruz no pequeno quadrado!
Num país saído da ditadura há pouco mais de 30 anos é interessante ver o desinteresse das pessoas em tomarem parte nas decisões e em fazerem valer os seus direitos! Alguém muito perspicaz afirmou: “Cada povo tem os políticos que merece!”
Portugal realmente anda pelas ruas da amargura!
Mas, nada temam portugueses, dentro de momentos segue o programa de variedades mais visto a nível nacional – Portugal versão 2007!
Uma comédia irreal sobre a realidade de um país!
Um país onde as pessoas demoram 9 horas a serem transportadas pelo INEM até a um hospital. Ou muito me engano ou a DHL consegue melhores tempos!
Um país onde a abstenção ganha por maioria absoluta em (quase) todos os actos eleitorais! Quando alguém criar um partido intitulado Abstenção vai ser o caos!
Assim vai Portugal… e não vai mal!

Tuesday, January 30, 2007

Milú por Milú... antes o do Tintin!!!


Educação versão 2006...


2006 foi o ano dourado da educação em Portugal, onde todos os acontecimentos tiveram como consequência maravilhosos efeitos e perspectivas ainda mais animadoras para o futuro!

O novo processo de colocação de professores revelou-se tremendamente eficaz, rápida como nunca antes e, a cereja no topo do bolo, totalmente infalível, acabando-se de vez com os erros, as injustiças e os atrasos tão vulgares, sendo já estes vistos como normais à força de serem tão frequentes!

Neste concurso não se verificaram as situações anómalas (estranhas mesmo!) de outros anos, as quais conduziram na altura à substituição, ou, como dizem alguns, à queda do titular da pasta da Educação!

Nunca como em 2006 os pais, os encarregados de educação, os alunos e os professores se colocaram ao lado do ministério e em perfeita sintonia com a "tutela"!

Projectos fenomenais, projectos fulcrais mesmo para a melhoria do sistema educativo viram a luz do dia e tudo mudou para melhor!

As aulas de substituição criaram finalmente todas as condições para os alunos conseguirem o tão desejado sucesso escolar. (Nada como uma boa aula de Matemática dada por um professor de Francês para as equações e os números se tornarem tão compreensíveis!)

A Matemática deixou de ser o Papão do ensino e esperam-se ainda mais melhorias com a introdução do "Professor Tutor" (designação bonita não acham???) no 2º ciclo!

Um professor especializado em tudo, e conhecedor de quase nada, vai com toda a certeza obter melhores resultados quando comparado com um outro especializado somente em Matemática, pois anos e anos de dedicação ao estudo desta ciência em lugar de lhe terem permitido maiores competências tranformaram-no, ao invés, num incompetente na óptica do ensino!

Anseia-se pela adopção de uma medida idêntica na saúde, do estilo "cirurgião tutor", especialista qualificado para efectuar desde a simples cirurgia até ao mais complicado transplante coronário!

Quanto aos alunos, estes nunca tiveram ao seu dispôr escolas mais bem apetrechadas e com melhores condições! Desde salas de aulas adequadas até estabelecimentos de ensino totalmente dotados dos meios necessários, e, acima de tudo, turmas com a dimensão certa, permitindo a cada aluno a sua quota de atenção pelo professor!

Não mais o sistema educativo permitirá turmas de 30 alunos, onde em cada aula, cada aluno tinha direito a 3 minutos para expôr e ver clarificadas as suas dúvidas. Isto para além de tomar contacto com novos conteúdos e tentar adquirir novas competências!

Os professores foram finalmente libertos do seu papel de burocratas, não tendo mais de se preocupar com requerimentos, decretos-lei, normas e afins!

Agora podem dedicar-se à sua vocação: ensinar, educar, preparar e formar as gerações de amanhã!

Também desde 2006, como por milagre, os programas passarem a ser exequíveis, por via de uma há muito esperada e desejada reformulação, adequando-se agora estes aos limites temporais do ano lectivo!

Finalmente, e depois de tantos anos, a opção pela qualidade em detrimento da quantidade!

Terminou de vez a "educação a metro ou ao quilo!"...

2006 ficará para história como o ano onde terminaram todas as problemáticas e controvérsias sobre o acesso ao ensino superior!

Não houve uma alteração das regras de acesso a meio do jogo, os tribuinais não obrigaram o ministério a repetir exames, nem sequer o ministério se viu forçado a inverter a sua "política firme" face aos maus resultados em determinadas disciplinas!

Felizmente 2006 foi o ano da mudança! Tudo correu bem, sem erros, sem falhas... Um verdadeiro mar de rosas!

Se assim não fosse, por esta altura já o titular da pasta da Educação se teria demitido ou, caso não tivesse o bom senso para isso, exonerado, demitido... ou qualquer coisa parecida!!!

Tuesday, January 23, 2007

Friendship...



Dois amigos tinham percorridos juntos um longo trilho ao longo dos últimos anos tendo-se tornado primeiro, meros companheiros numa busca incessante, depois conhecidos e por fim amigos...
Uma amizade alicerçada na confiança, no conhecer o outro ao ponto de saber exactamente quando a força de vontade do outro sucumbia perante as agruras do caminho!
Aí era a força de um a prevalecer perante o desânimo do outro e juntos foram construindo um caminho só deles, onde cada pedra mais não era senão a cristalização de todas as suas escolhas!!!

Wednesday, January 17, 2007

Lá se foi a Esperança...

Ano novo, vida nova... e uma tremenda sensação de "deja vu"!


Este era o ano para finalmente as gasolineiras deixarem de terem uma política de assalto ao bolso dos Portugueses mas ainda não é desta!

O crude está com o preço mais baixo do último ano mas, estranhamente, não se verificaram descidas nos preços dos combustíveis!


Este era um ano sem subida dos impostos... E de facto não há subida dos impostos... Há aumentos e para o Português não se habituar à boa vida, surgem mais dois ou três novos!


Este era o ano de saída da crise... Mais emprego e melhores salários!

Para já assistimos ao fecho de algumas empresas e à deslocalização de outras! Os empregos e os salários devem estar retidos nos CTT!

Mas não se preocupem, eles estão mesmo mesmo a chegar!


Este seria o ano de uma melhor justiça, mais rápida e acima de tudo mais justa! Até houve a nomeação de um novo procurador geral da república e tudo!

No entanto tudo continua na mesma, basta olhar para o fim de semana e a prova de uma igualdade de todos e cada um perante a Lei desaparece tão rapidamente quanto as aspirações do Tiago Monteiro em ter equipa na F1 em 2007!

Incompreensível as múltiplas campanhas de Tolerância ZERO por parte das autoridades, de caça à multa e incontáveis operações STOP para depois vermos uns poucos, (ricos, famosos, conhecidos em geral, tipo futebolistas e actores) terem um tratamento preferencial enquanto o Zé Povinho do Bordalo Pinheiro paga como sempre...



Qual a moral de uma Justiça para condenar alguém desconhecido quando tenta a todo custo apagar os erros dos "Famosos"?
(Se quiserem reclamar eis o mail da Procuradoria Geral da República: mailpgr@pgr.pt ; ou então perguntem à DGV reclamacoes@dgv.pt; ou aos representantes de todos nós, dizem eles lá na Assembleia da República:Correio.Geral@ar.parlamento.pt; quem sabe, com um pouco de sorte, eles expliquem as diferenças entre um jogador do futebol, um actor e uma "celebridade" e o comum dos mortais perante a Lei!!!)
Um pouco a relembrar um período do século passado, uma coisa chamada de Estado Novo, onde uns poucos tinham todos os privilégios e os outros tinham privilégios nenhuns...

Wednesday, January 10, 2007

Grandes cartazes...

Em Fevereiro surge o referendo a IVG e como a sempre a sociedade portuguesa divide-se em movimentos a favor, movimentos contra e movimentos "quero lá saber..."

Surgem cartazes, verdadeiras obras de arte espalhadas pelo País, numa clara tentativa de melhorar a paisagem, pois se o objectivo é esclarecer as pessoas então mais valia nunca terem saído das mentes brilhantes dos seus conceptores, ou seja impunha uma IVG destas ideias... mas adiante!



De todos o meu favorito é este:
A pergunta é linda!
No entanto será deveras interessante se daqui a algum tempo alguém partindo desta ideia chegar a perguntas como:
"Contribuir com os meus impostos para tratamentos de doentes alcoólicos?"
(Sejam os impostos de quem bebe a financiar esses tratamentos.)
"Contribuir com os meus impostos para uma nova ponte sobre o Tejo?"
(Eu nunca passei do Mondego para baixo!)
E toda uma infinidade de questões...
Interessante é mesmo o uso do argumento egocêntrico -
"Os meus impostos não podem ser usados para clínicas de aborto!"
Mas se for para intervenções militares em Países Soberanos já pode?
E se for para tratamentos de desintoxicação já pode?
E em mais um banquete para a comunidade política já pode?
E na compra de submarinos, já pode?
Nada como viver em Democracia... não acham???

Tuesday, January 09, 2007

Cara metade... ou nem tanto!

Todos conhecem a lendária história da cara metade...
Uma pessoa ao lado de quem poderão passar o resto da nossa vida, com a garantia de nos bons e nos maus momentos terem sempre o seu apoio, a sua ajuda, os seus conselhos e acima de tudo... a sua força interior para quando a nossa apresentar sinais de fraquejar!

E todos conhecem a expressão"Morrer por amor!"


(http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=759045&div_id=299)


Aparentemente nos EUA (onde mais poderia ser?!!) um marido atormentado pelo sofrimento da sua cara metade, resolveu cometer suícido, (num gesto fazendo lembrar a bela história de Romeu e Julieta) pretendendo assim assegurar uma vida mais feliz à sua amada, através do prémio do seguro de vida!...

O mais intrigante desta história acaba por ser o pequeno detalhe de o suicído ter sido provocado pela sua cara-metade...
Ela não aguentando mais a infelicidade provocado pelo seu quotidiano, resolveu "suicidar" o seu adorado marido, receber o seguro e mudar de vida...
O resto... bem, é lerem a notícia!!!



Thursday, January 04, 2007

Ano Novo... E depois???



Um novo ano começou...

Foi a loucura na Passagem de Ano!! Muito fogo de artifício e muita champagne...

Doze badaladas, doze uvas passas e doze desejos para fazer de 2007 o ano da viragem na vida de cada um!!!

E depois?

Depois é um ano igual a todos os anteriores.

Duas semanas passadas e já todos se esqueceram dos desejos, as resoluções tão características desta altura esfumaram-se por entre o andar do tempo e a força de vontade tirou umas férias até à próxima passagem de ano!