Portugal foi, em tempos, descrito como um jardim à beira mar plantado. Um belo jardim, um segundo paraíso, colocado a ocidente, um jardim beijado pelo sol antes de adormecer!
Mas os tempos mudaram e o dia a dia deste e neste jardim mudou muito!
Hoje, tudo, neste pequeno jardim, se assemelha a uma brincadeira… Um jardim onde sobram as ervas daninhas e onde é por demais sentida a falta de um jardineiro capaz de desempenhar as suas funções com brio, ansioso apenas de melhorar o jardim e a vida das suas plantas!!!
Em lugar disso, o “jardineiro de serviço” delega as suas tarefas em alguns pseudo-trabalhadores, tão capazes para a jardinagem como o Inspector Clouseau para a investigação!
Estes mais se assemelham a um grupo recrutado entre os “habituais lá da tasca”e nunca transmitem a imagem de jardineiros competentes e empenhados no cuidado do jardim! O único requisito para desempenharem tal função parece ser anuir, concordar e defender as opções do dito jardineiro, mesmo as mais absurdas, mesmo as mais incoerentes!
Aquando do concurso para a concessão do jardim, a proposta do actual “jardineiro-chefe” contemplava técnicos qualificados, melhores condições para as flores, as plantas, as árvores do jardim, mais água, melhores adubos e os solos mais adequados a cada um do habitantes do jardim!
No entanto, após metade do tempo de concessão, as flores parecem mais tristes, a água está mais suja e poluída, o adubo rareia e é de má qualidade, e quanto aos solos, estes estão ressequidos, gastos, esgotados…
Com tal tratamento algumas das mais belas flores do jardim, mudaram-se, pois a sua paciência esgotou-se e disseram “basta!” à negligência do jardineiro chefe e à inépcia dos seus ajudantes!
Os visitantes sentem cada vez a tristeza no desabrochar das flores, o seu perfume traz agora o cheiro do desalento e as árvores permanecem num Inverno sombrio, despidas de todas as folhas…
Alegria só mesmo na cabana do jardineiro chefe, onde ele e os seus ajudantes, isolados do jardim, indiferentes à degradação de um tesouro outrora belo!
Triste do jardim com tais zeladores!!!