
Depois do referendo, depois da visita do ex-futuro presidente do States, depois dos grandes portugueses da televisão estatal, depois do assobio em cores douradas, depois da carta com um número entre o oito e o dez, para onde irá este rectângulo virar a sua atenção, sempre tão disposta a centrar-se em tudo menos na triste comédia deste país?
A velha máxima romana de pão e circo parece valer cada vez, embora neste caso o circo seja cada vez maior e o pão venha a encolher constantemente!
O referendo foi o maior exemplo deste país do reino do faz-de-conta: muito barulho, muito ruído, muito aparato e no final a maior parte nem sequer se deu ao trabalho de ir fazer uma cruz no pequeno quadrado!
Num país saído da ditadura há pouco mais de 30 anos é interessante ver o desinteresse das pessoas em tomarem parte nas decisões e em fazerem valer os seus direitos! Alguém muito perspicaz afirmou: “Cada povo tem os políticos que merece!”
Portugal realmente anda pelas ruas da amargura!
Mas, nada temam portugueses, dentro de momentos segue o programa de variedades mais visto a nível nacional – Portugal versão 2007! Uma comédia irreal sobre a realidade de um país!
Um país onde as pessoas demoram 9 horas a serem transportadas pelo INEM até a um hospital. Ou muito me engano ou a DHL consegue melhores tempos!
Um país onde a abstenção ganha por maioria absoluta em (quase) todos os actos eleitorais! Quando alguém criar um partido intitulado Abstenção vai ser o caos!
Assim vai Portugal… e não vai mal!
1 comment:
Olá Vitor. Gostei da tua análise sobre o "caso" referendo 2007. A propósito, conheces um livro de Saramago em que há eleições e vencem os votos em branco? É que votar em branco é pior do que a abstenção. Esta pode ser apenas sinónimo de preguiça, fraca ou nenhuma consciência cívica. Votar em branco significa rejeitar todas as propostas apresentadas. Faltam muitos votos em branco em Portugal...
Beijos da Helena/Braga (Colégio Salesianos)
Post a Comment