2006 foi o ano dourado da educação em Portugal, onde todos os acontecimentos tiveram como consequência maravilhosos efeitos e perspectivas ainda mais animadoras para o futuro!
O novo processo de colocação de professores revelou-se tremendamente eficaz, rápida como nunca antes e, a cereja no topo do bolo, totalmente infalível, acabando-se de vez com os erros, as injustiças e os atrasos tão vulgares, sendo já estes vistos como normais à força de serem tão frequentes!
Neste concurso não se verificaram as situações anómalas (estranhas mesmo!) de outros anos, as quais conduziram na altura à substituição, ou, como dizem alguns, à queda do titular da pasta da Educação!
Nunca como em 2006 os pais, os encarregados de educação, os alunos e os professores se colocaram ao lado do ministério e em perfeita sintonia com a "tutela"!
Projectos fenomenais, projectos fulcrais mesmo para a melhoria do sistema educativo viram a luz do dia e tudo mudou para melhor!
As aulas de substituição criaram finalmente todas as condições para os alunos conseguirem o tão desejado sucesso escolar. (Nada como uma boa aula de Matemática dada por um professor de Francês para as equações e os números se tornarem tão compreensíveis!)
Um professor especializado em tudo, e conhecedor de quase nada, vai com toda a certeza obter melhores resultados quando comparado com um outro especializado somente em Matemática, pois anos e anos de dedicação ao estudo desta ciência em lugar de lhe terem permitido maiores competências tranformaram-no, ao invés, num incompetente na óptica do ensino!
Anseia-se pela adopção de uma medida idêntica na saúde, do estilo "cirurgião tutor", especialista qualificado para efectuar desde a simples cirurgia até ao mais complicado transplante coronário!
Quanto aos alunos, estes nunca tiveram ao seu dispôr escolas mais bem apetrechadas e com melhores condições! Desde salas de aulas adequadas até estabelecimentos de ensino totalmente dotados dos meios necessários, e, acima de tudo, turmas com a dimensão certa, permitindo a cada aluno a sua quota de atenção pelo professor!
Não mais o sistema educativo permitirá turmas de 30 alunos, onde em cada aula, cada aluno tinha direito a 3 minutos para expôr e ver clarificadas as suas dúvidas. Isto para além de tomar contacto com novos conteúdos e tentar adquirir novas competências!
Os professores foram finalmente libertos do seu papel de burocratas, não tendo mais de se preocupar com requerimentos, decretos-lei, normas e afins!
Agora podem dedicar-se à sua vocação: ensinar, educar, preparar e formar as gerações de amanhã!
Também desde 2006, como por milagre, os programas passarem a ser exequíveis, por via de uma há muito esperada e desejada reformulação, adequando-se agora estes aos limites temporais do ano lectivo!
Finalmente, e depois de tantos anos, a opção pela qualidade em detrimento da quantidade!
Terminou de vez a "educação a metro ou ao quilo!"...
2006 ficará para história como o ano onde terminaram todas as problemáticas e controvérsias sobre o acesso ao ensino superior!
Não houve uma alteração das regras de acesso a meio do jogo, os tribuinais não obrigaram o ministério a repetir exames, nem sequer o ministério se viu forçado a inverter a sua "política firme" face aos maus resultados em determinadas disciplinas!
Felizmente 2006 foi o ano da mudança! Tudo correu bem, sem erros, sem falhas... Um verdadeiro mar de rosas!
Se assim não fosse, por esta altura já o titular da pasta da Educação se teria demitido ou, caso não tivesse o bom senso para isso, exonerado, demitido... ou qualquer coisa parecida!!!





