Tuesday, January 30, 2007

Milú por Milú... antes o do Tintin!!!


Educação versão 2006...


2006 foi o ano dourado da educação em Portugal, onde todos os acontecimentos tiveram como consequência maravilhosos efeitos e perspectivas ainda mais animadoras para o futuro!

O novo processo de colocação de professores revelou-se tremendamente eficaz, rápida como nunca antes e, a cereja no topo do bolo, totalmente infalível, acabando-se de vez com os erros, as injustiças e os atrasos tão vulgares, sendo já estes vistos como normais à força de serem tão frequentes!

Neste concurso não se verificaram as situações anómalas (estranhas mesmo!) de outros anos, as quais conduziram na altura à substituição, ou, como dizem alguns, à queda do titular da pasta da Educação!

Nunca como em 2006 os pais, os encarregados de educação, os alunos e os professores se colocaram ao lado do ministério e em perfeita sintonia com a "tutela"!

Projectos fenomenais, projectos fulcrais mesmo para a melhoria do sistema educativo viram a luz do dia e tudo mudou para melhor!

As aulas de substituição criaram finalmente todas as condições para os alunos conseguirem o tão desejado sucesso escolar. (Nada como uma boa aula de Matemática dada por um professor de Francês para as equações e os números se tornarem tão compreensíveis!)

A Matemática deixou de ser o Papão do ensino e esperam-se ainda mais melhorias com a introdução do "Professor Tutor" (designação bonita não acham???) no 2º ciclo!

Um professor especializado em tudo, e conhecedor de quase nada, vai com toda a certeza obter melhores resultados quando comparado com um outro especializado somente em Matemática, pois anos e anos de dedicação ao estudo desta ciência em lugar de lhe terem permitido maiores competências tranformaram-no, ao invés, num incompetente na óptica do ensino!

Anseia-se pela adopção de uma medida idêntica na saúde, do estilo "cirurgião tutor", especialista qualificado para efectuar desde a simples cirurgia até ao mais complicado transplante coronário!

Quanto aos alunos, estes nunca tiveram ao seu dispôr escolas mais bem apetrechadas e com melhores condições! Desde salas de aulas adequadas até estabelecimentos de ensino totalmente dotados dos meios necessários, e, acima de tudo, turmas com a dimensão certa, permitindo a cada aluno a sua quota de atenção pelo professor!

Não mais o sistema educativo permitirá turmas de 30 alunos, onde em cada aula, cada aluno tinha direito a 3 minutos para expôr e ver clarificadas as suas dúvidas. Isto para além de tomar contacto com novos conteúdos e tentar adquirir novas competências!

Os professores foram finalmente libertos do seu papel de burocratas, não tendo mais de se preocupar com requerimentos, decretos-lei, normas e afins!

Agora podem dedicar-se à sua vocação: ensinar, educar, preparar e formar as gerações de amanhã!

Também desde 2006, como por milagre, os programas passarem a ser exequíveis, por via de uma há muito esperada e desejada reformulação, adequando-se agora estes aos limites temporais do ano lectivo!

Finalmente, e depois de tantos anos, a opção pela qualidade em detrimento da quantidade!

Terminou de vez a "educação a metro ou ao quilo!"...

2006 ficará para história como o ano onde terminaram todas as problemáticas e controvérsias sobre o acesso ao ensino superior!

Não houve uma alteração das regras de acesso a meio do jogo, os tribuinais não obrigaram o ministério a repetir exames, nem sequer o ministério se viu forçado a inverter a sua "política firme" face aos maus resultados em determinadas disciplinas!

Felizmente 2006 foi o ano da mudança! Tudo correu bem, sem erros, sem falhas... Um verdadeiro mar de rosas!

Se assim não fosse, por esta altura já o titular da pasta da Educação se teria demitido ou, caso não tivesse o bom senso para isso, exonerado, demitido... ou qualquer coisa parecida!!!

Tuesday, January 23, 2007

Friendship...



Dois amigos tinham percorridos juntos um longo trilho ao longo dos últimos anos tendo-se tornado primeiro, meros companheiros numa busca incessante, depois conhecidos e por fim amigos...
Uma amizade alicerçada na confiança, no conhecer o outro ao ponto de saber exactamente quando a força de vontade do outro sucumbia perante as agruras do caminho!
Aí era a força de um a prevalecer perante o desânimo do outro e juntos foram construindo um caminho só deles, onde cada pedra mais não era senão a cristalização de todas as suas escolhas!!!

Wednesday, January 17, 2007

Lá se foi a Esperança...

Ano novo, vida nova... e uma tremenda sensação de "deja vu"!


Este era o ano para finalmente as gasolineiras deixarem de terem uma política de assalto ao bolso dos Portugueses mas ainda não é desta!

O crude está com o preço mais baixo do último ano mas, estranhamente, não se verificaram descidas nos preços dos combustíveis!


Este era um ano sem subida dos impostos... E de facto não há subida dos impostos... Há aumentos e para o Português não se habituar à boa vida, surgem mais dois ou três novos!


Este era o ano de saída da crise... Mais emprego e melhores salários!

Para já assistimos ao fecho de algumas empresas e à deslocalização de outras! Os empregos e os salários devem estar retidos nos CTT!

Mas não se preocupem, eles estão mesmo mesmo a chegar!


Este seria o ano de uma melhor justiça, mais rápida e acima de tudo mais justa! Até houve a nomeação de um novo procurador geral da república e tudo!

No entanto tudo continua na mesma, basta olhar para o fim de semana e a prova de uma igualdade de todos e cada um perante a Lei desaparece tão rapidamente quanto as aspirações do Tiago Monteiro em ter equipa na F1 em 2007!

Incompreensível as múltiplas campanhas de Tolerância ZERO por parte das autoridades, de caça à multa e incontáveis operações STOP para depois vermos uns poucos, (ricos, famosos, conhecidos em geral, tipo futebolistas e actores) terem um tratamento preferencial enquanto o Zé Povinho do Bordalo Pinheiro paga como sempre...



Qual a moral de uma Justiça para condenar alguém desconhecido quando tenta a todo custo apagar os erros dos "Famosos"?
(Se quiserem reclamar eis o mail da Procuradoria Geral da República: mailpgr@pgr.pt ; ou então perguntem à DGV reclamacoes@dgv.pt; ou aos representantes de todos nós, dizem eles lá na Assembleia da República:Correio.Geral@ar.parlamento.pt; quem sabe, com um pouco de sorte, eles expliquem as diferenças entre um jogador do futebol, um actor e uma "celebridade" e o comum dos mortais perante a Lei!!!)
Um pouco a relembrar um período do século passado, uma coisa chamada de Estado Novo, onde uns poucos tinham todos os privilégios e os outros tinham privilégios nenhuns...

Wednesday, January 10, 2007

Grandes cartazes...

Em Fevereiro surge o referendo a IVG e como a sempre a sociedade portuguesa divide-se em movimentos a favor, movimentos contra e movimentos "quero lá saber..."

Surgem cartazes, verdadeiras obras de arte espalhadas pelo País, numa clara tentativa de melhorar a paisagem, pois se o objectivo é esclarecer as pessoas então mais valia nunca terem saído das mentes brilhantes dos seus conceptores, ou seja impunha uma IVG destas ideias... mas adiante!



De todos o meu favorito é este:
A pergunta é linda!
No entanto será deveras interessante se daqui a algum tempo alguém partindo desta ideia chegar a perguntas como:
"Contribuir com os meus impostos para tratamentos de doentes alcoólicos?"
(Sejam os impostos de quem bebe a financiar esses tratamentos.)
"Contribuir com os meus impostos para uma nova ponte sobre o Tejo?"
(Eu nunca passei do Mondego para baixo!)
E toda uma infinidade de questões...
Interessante é mesmo o uso do argumento egocêntrico -
"Os meus impostos não podem ser usados para clínicas de aborto!"
Mas se for para intervenções militares em Países Soberanos já pode?
E se for para tratamentos de desintoxicação já pode?
E em mais um banquete para a comunidade política já pode?
E na compra de submarinos, já pode?
Nada como viver em Democracia... não acham???

Tuesday, January 09, 2007

Cara metade... ou nem tanto!

Todos conhecem a lendária história da cara metade...
Uma pessoa ao lado de quem poderão passar o resto da nossa vida, com a garantia de nos bons e nos maus momentos terem sempre o seu apoio, a sua ajuda, os seus conselhos e acima de tudo... a sua força interior para quando a nossa apresentar sinais de fraquejar!

E todos conhecem a expressão"Morrer por amor!"


(http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=759045&div_id=299)


Aparentemente nos EUA (onde mais poderia ser?!!) um marido atormentado pelo sofrimento da sua cara metade, resolveu cometer suícido, (num gesto fazendo lembrar a bela história de Romeu e Julieta) pretendendo assim assegurar uma vida mais feliz à sua amada, através do prémio do seguro de vida!...

O mais intrigante desta história acaba por ser o pequeno detalhe de o suicído ter sido provocado pela sua cara-metade...
Ela não aguentando mais a infelicidade provocado pelo seu quotidiano, resolveu "suicidar" o seu adorado marido, receber o seguro e mudar de vida...
O resto... bem, é lerem a notícia!!!



Thursday, January 04, 2007

Ano Novo... E depois???



Um novo ano começou...

Foi a loucura na Passagem de Ano!! Muito fogo de artifício e muita champagne...

Doze badaladas, doze uvas passas e doze desejos para fazer de 2007 o ano da viragem na vida de cada um!!!

E depois?

Depois é um ano igual a todos os anteriores.

Duas semanas passadas e já todos se esqueceram dos desejos, as resoluções tão características desta altura esfumaram-se por entre o andar do tempo e a força de vontade tirou umas férias até à próxima passagem de ano!