Thursday, September 28, 2006

N...

Um verdeiro amigo está ao teu lado quando choras de modo a nunca esquereces um simples ensinamento:
"As tuas lágrimas fizeram brotar uma flor!"



A Mona Lisa

Eis a obra de arte mais estudada da História e a única verdadeiramente considerada como tendo um valor incalculável!
Já se aventuraram teorias sem fim sobre a identidade da “Mona”.
Um auto-retrato de Leonardo, uma dama da corte, um grande amor do Artista!
O segredo de tudo, segundo dizem está no sorriso!
De quem rirá ela? Para quem sorrirá?






A última descoberta sobre esta senhora do Renascimento é fantástica: a dita Mona teria sido mãe há pouco tempo atrás antes de se ter servido de inspiração ao multifacetado Leonardo, tornando-se assim musa da mais imortal das obras de Da Vinci!

E avançam mesmo os investigadores, esta era já a sua segunda gravidez!
A vida do comum dos mortais nunca mais será igual depois desta estrondosa descoberta…
Prevêem-se implicações em larga escala, desde a bolsa, à crise no Médio Oriente, quiçá mesmo na flutuação do preço dos combustíveis!
Surgirão inevitáveis manifestações por todo o planeta, de um lado os apoiantes da descoberta da sua segunda gravidez, do outro os defensores da sua castidade e do seu bom nome alegando a inocência da dita “Mona”!
As questões entretanto levantadas são imensas.
Terá sido menino ou menina?
O parto foi normal ou foi necessário recorrer à cesariana?
O pai este presente?
E o marido onde estava ele?
Nestas alturas revela-se a importância e o carácter imprescindível de jornais como o 20+4 Oras ou da Ká-raz!!
Estivessem eles lá, em cima do acontecimento e todas estas e outras questões teriam resposta imediata!

Tuesday, September 26, 2006

Odisseia...



Um dia ousei partir sem rumo
Içar a minha vela e deixar-me guiar
Ter o vento como piloto
Como estrada todo este mar
Deixei para trás algo indefinido
Abandonei incertezas constantes
Entrei neste barco sem medo
Disposto a ser mais um dos navegantes
Para onde vou, desconheço!
Como irei, não faço ideia!
Mas não perco tempo ou me aborreço
Afinal todo este mar me rodeia!
Sozinho navego, marinheiro solitário
Companhia alguma quis embarcar
Acompanham-me o sol durante o dia,
A lua e a brisa partilham comigo o luar.
Num qualquer porto terminarei a viagem
Ou será apenas um breve acostar!
Nunca há um prazo a cumprir
Só o prazer de um novo trilho marcar!

(Foto de http://fotoblogb.blogspot.com)

Janelas...


As janelas fechadas protegem-me
Mantêm distantes os olhares acusadores
Sempre prontos a apontarem o meu fracasso
Negando-me a honra dos vencedores

Uma janela aberta incentiva
A esticar as asas e voar bem alto
Tocar nas nuvens do céu e na água do mar
Todo o universo à distância de um salto!

Janelas fechadas fazendo-me cativo
Um prisioneiro num mundo sombrio
Cada raio de esperança silenciosamente desvanece
Na solidão deste quarto frio!

Pela janela entra o sol, o amanhecer
As imagens de uma cidade nervosa
Desde o caminhar apressado do vendedor
Ao brincar da miudagem ociosa!

Vejo da janela uma alegria constante
Pessoas num movimento sem fim!
Anseio caminhar por entre elas
Sentir o aroma das flores de um jardim!

Janelas escondendo mundos pessoais
Sendo prisões ou apenas meros portais
Chamando para a rua os audazes
Aprisionando todos os demais!

Tuesday, September 19, 2006

Perdido...



















Estou perdido, qual barco em pleno oceano
Perante mim apenas um mar imenso
E todos meus passos se apagaram
Sou um simples barco sem rumo
Desvaneceram-se todos os trilhos
Todas as estrelas perderam o brilho
E sem luz me encontro abandonado
Sem um porto para me sentir abrigado!
O sol preferiu esconder-se
A Lua preferiu sonhar...
E um navegante se encontra perdido
Nem mesmo um remo para remar!
Mas mesmo assim o barco navega!
Percorre milhas imensas e obscuras!
Uma vontade estranha, uma vontade cega
De encontrar algo nas suas aventuras!

Friday, September 15, 2006

212 Km/hora! Não conseguiram fazer melhor!!

Segundo os jornais um membro do governo conseguiu a proeza de ser apanhado pela polícia a 212 Km/hora na A1!
Só podia ser membro do governo para conseguir conjugar tanta asneira junta!
Primeiro: ninguém é apanhado pela polícia! Só mesmo um verdadeiro tótó para conseguir tal proeza! As matrículas dos carros da polícia são quase tão conhecidas quanto os amores da Elsinha Raposinho e os locais onde eles estão são sempre os mesmos!
Segundo: 212 Km/hora!??
Mas isso foi no Fiat 127 igualzinho da minha professora da primária, onde ela levava 15 nos bancos e mais 10 na mala e ia deixando o pessoal mesmo à porta de casa???
Ou no R5 da avozinha???
E quem era o maçarico ao volante? De certeza absoluta o membro do Governo! Um motorista digno desse nome ao volante do carrinho do estado fazia no mínimo 250!
Mas nas calmas...

Temos as estradas mais seguras do Mundo

Sempre se falou muito dos perigos e das perigosas estradas portuguesas mas afinal temos as estradas mais seguras do mundo!
Não acreditam? Acham impossível? Nem pensar...
Se recuarmos à época dos Descrobrimentos deparamo-nos com uma descoberta dos marinheiros: se havia um problema no barco os ratos eram sempre os primeiros a fugirem!
Extrapolando esta regra para a actualidades obteremos as provas para apontarmos as estradas nacionais como as mais seguras do mundo! (Ou pelo menos algumas das estradas nacionais!)
No fim de semana passado um proeminente membro do governo foi controlado a 212 quilómetros por hora na A1!
Voltando ao exemplo dos ratos na época dos Descobrimentos , aparentemente estes não parecem encontrar qualquer na A1!
E ainda acusam os membros do Governo de não terem utilidade!
Pelo menos permitem testar a segurança das estradas!

Thursday, September 14, 2006

As empresas de combustíveis! (Parte UM)

Nos jornais de ontem não faltaram artigos sobre a descida dos preços dos combustíveis, frisando-se o facto de se ter verificado uma terceira descida consecutiva dos preços!
Tão beneméritas estão estas empresas! Descem os preços assim sem sequer um pedido dos consumidores!
Interessante será olhar para a evolução dos preços e verificar uma subida imparável desde a liberalização dos combustíveis!
A liberalização essa impulsionadora de melhores preços para os consumidores segundo as palavras dos ministros da altura!
Igualmente interessante é o facto da imprensa escrita, desde os jornais gratuitos aos com preço definido, dar tanto relevo à descida de preços dos combustíveis!
Se fosse adepto das teorias da conspiração diria tratar-se de uma muito bem montada estratégia de marketing por parte das empresas do sector!
As mesmas envolvidas na tal concorrência onde misteriosamente todas mantêm os mesmos preços, onde as descidas e subidas parecem concertadas, e onde transborda por todos os poros um sentimento de assalto aorganizado às carteiras dos consumidores!
Em todos os sectores onde há concorrência surgem promoções, descontos, anúncios promovendo os seus preços como os mais baixos do mercado, melhores serviços,...
Inexplicavamente as empresas do sector dos combustíveis nunca desenvolveram estratégias destas!
Nunca adoptaram estratégias similares para cativar clientes! Jamais e viu uma campanha de desconto de 50% na empresa "X", ou "Abasteça 20, pague 15!"
Fazendo usos da célebre frase: Porque será?? E tal como frisava um director de uma dessas empresas:"Não se prevêem mais descidas!" Tradução: preparem-se para uma nova subida progressiva do preço dos combustíveis!
Afinal os lucros do ano anterior terão de ser superados ou não há bónus para ninguém no final do ano!

Wednesday, September 13, 2006

As palavras...

Certa vez disse um discípulo a seu mestre:
"-Mestre um dia também eu serei sábio! Então as minhas palavras serão igulamente reverenciadas como hoje são as tuas!"
Ao ouvir isto o sábio meditou longamente dizendo por fim:
"-As palavras são apenas necessárias quando os nossos actos se tornam incapazes de transmitirem sabedoria! Abençoado será aquele cujas acções são suficientes para ser reconhecido como Mestre! Esse será verdadeiramente sábio e digno se ser seguido."
As palavras podem tornar-se perigosas, capazes de corromper as almas mais puras!
Palavras aparentemente verdadeiras revelam-se apenas um engodo da mentira! Tornarem-se os tijolos usados para construírem ilusões, as quais veremos depois ruir como um castelo de cartas!
Outrora os sábios usavam poucas vezes da palavra!
Hoje quem mais fala, quem mais palavras usa é tido como sábio!
Como se tornaram dissimuladas as palavras quando manuseadas por estes modernos sábios...

O povo adora os políticos!

Todos maldizem os políticos, sendo todos eles rapidamente carimbados com termos tão afectuosos como "corruptos", "ladrões"... (Paremos por aqui ou teria de existir a lendária bolinha vermelha no canto direito!)

Mesmo perante esta imensa demonstração de apreço e estima é vê-los reaparecerem, qual micose indesejada, uma e outra vez!

Estranhamente os "corruptos" de outrora acabam novamente eleitos por uma mesma mole humana responsável pela sua queda anos antes!

Neste volte face digno do cinema os irresponsáveis governantes de um qualquer tempo passado tornam-se, como por artes mágicas (abençoadas agências de imagem e de marketing), nos salvadores do presente, com direito a estutatuto messiânico e tudo...

Por vezes a realidade parece confundir-se com uma qualquer ficção onde o predestinado controla a seu bel-prazer as regras, permitindo-se até à heresia de voar sem sequer ter vindo de um planeta distante!

No entanto esta é a realidade! Uma realidade incompreensível onde incompetentes são substituídos por incompetentes ainda maiores, os quais por sua vez darão lugar ao regresso dos primeiros incompetentes!

Inexplicavelmente estes aparecem agora não mais como incompetentes, mas sim como os guias dispostos a tudo, aos maiores sacrifícios pessoais para salvar o país!

E a única imutabilidade é o povo de sempre, criticando os políticos mas elegendo continuamente os mesmos!

Alguém disse um dia: "Os políticos reflectem apenas quem os elege."

Nunca uma frase se adequou tão bem a Portugal...

Tuesday, September 12, 2006

Já nem na avó se pode confiar..

Sempre vi as avós de acordo com a história do capuchinho vermelho: muito queridas, atenciosas, simpáticas, altruístas e incapazes de praticar outra coisa senão o Bem!
Mas fui brutalmente arrancado desta minha visão tão terna com a notícia da mais idosa assaltante do mundo: uma ternurenta avó, com a bela idade de 79 anos resolve assaltar um banco em Chicago!
(Sim, pode-se desde já alegar a velha máxima: Roubar um ladrão não é pecado...)
E assim se destruiu a minha visão naive da avozinha!
Imagino o levantar desta senhora, pensando para com a sua dentadura e os seus óculos: "Hoje apetecia-me algo diferente! Mas estamos ainda no Verão por isso nada de pequenos doces suíços! Sendo assim... e porque não assaltar um banco?? Deve ser engraçado!!?"
E lá encaminhou-se para o banco, apoiada na sua sempre preciosa bengala, disposta a demonstrar toda a sua vitalidade!
Imagino a sua caminhada heróica até à paragem do autocarro, a longa espera, a luta desenfreada pelo banco da frente (afinal velhos são velhos, e se eles lutam tanto pelo lugar da frente aqui em Portugal lá nos States não deve ser muito diferente)!
Depois, a longa subida das escadas até ao banco sempre a queixar-se dos jovens, outrora tão prestativos e respeitosos para com os mais velhos e nos dias de hoje tão esquecidos dos seus ancestrais!
Por fim o seu resmungar sobre a falta de respeito, já niguém respeita os mais velhos e essas coisas! (Confessem lá... aquelas velhas sempre a tentar passar à frente nas filas, sempre a criticar tudo e todos são mesmo irritantes não são?)
Chegada ao balcão já imagino o diálogo....
- Bom dia! É pra levantar a reforma é?
- Ó meu Deus! Quer você ver isto? Já nem sei porque vinha cá...
- Mas trouxe ou não o seu vale da reforma???
- Ai reforma!!!! Isto não dá para nada é uma miséria! Não dá nem para comprar a comida pró meu Antunes! E ele coitado só pode comer perú! Só perú... eu ainda lhe tentei dar outras coisas mas ele é só perú!
- Vá lá! Veja bem aí na sua carteira trouxe ou não o seu vale da reforma?
- Reforma? Reforma? Não me parece... Eu hoje de manhã lembrei-me de vir ao banco sabe?! Estava a pensar em dinheiro mas agora não me consigo lembrar... A minha cabeça já não é como antes...
Mas espera lá... Esta minha cabeça! Pois é... eu vinha cá levantar dinheiro!
- Ah bom! Então e trouxe a caderneta?
- Ó minha rica filha com esta reforma eu não tenho dinheiro nem para abrir uma conta! Isto é mesmo um assalto... Encha-me aí esse saco das compras e não demore! Eu deixei o Antunes sozinho em casa e ele ainda me desarruma tudo...
Enfim... é a revolta da Terceira Idade!

Thursday, September 07, 2006

My family...

Eis a mais funcional das família!
Onde o amor brota de cada um como as flores florescem em pleno Ártico!

Os pais são uma exemplo de carinho, atenção e harmonia conjugal!

Os filhos são a cristalização do filho perfeito!

Há tanto por onde escolher, não sei por onde começar!

Fiquemos pelo exemplo acabado de um aspirante a multimilionário, e como tal nada como começar a acumular fortuna à custa da família, Nick Harper o filho modelo! Ainda gostava de ver o Osama a lidar com filhos assim!

Só faltava mais esta...

"As relações sexuais sem preservativo podem acelerar o avanço do cancro cervical e do útero, devido à elevada concentração no sémen de umas substâncias chamadas prostaglandinas, segundo uma investigação tornada pública esta sexta-feira no Reino Unido. " in www.portugaldiario.pt
E pronto... depois das dores de cabeça, do cansaço, do stress, dos míudos e de mais uma infindável lista de desculpas, eis a última arma para arrasar de vez com a animação das noites matrimoniais!
Nunca se vê nos jornais, nos media em geral notícias do tipo: "Vida sexaul intensa prolonga esperança de vida" ou então "Noite de sexo selvagem equivale a um mês de intenso trabalho físico no ginásio!"
Estas sim seriam óptimas notícias!
Inexplicavelmente os investigadores aparentemente pensam de outra forma!
Cá para mim esta é uma forma destes ratos de laboratório se vingarem de todos aqueles com vida própria, uma agenda social ocupada e cuja a companhia em casa não é a sua progenitora de 85 anos a reclamar porque o menino se esqueceu do leite do Biogodes!

Tuesday, September 05, 2006

Duarte e Companhia! - O mito!

Para terminar em beleza, e após uma longa sondagem entre a comunidade interessada deste blog (subentenda-se: EU!), eis a cereja no topo do bolo:
Duarte & Companhia!
A lendária série da RTP através da qual, nós os portugueses, demonstramos ao mundo as nossas capacidades de criação de conceitos inovadores!

Aqui nunca se viram lanchas rápidas e Ferraris, e muito menos flamingos esvoçantes e loiras de arrebentar com o coração do mais puritano dos monges!
Antes um Citroën 2CV sempre pronto e, num truque de fazer inveja ao Luís de Matos, capaz até de andar sozinho qual Herbie e qual KITT!

Parafraseando um excelente comunicador da nossa praça: "O drama! O Horror! A Tragédia... nunca foram tão reais na televisão portuguesa!
Duarte e Tó, os nossos James "Sonny Crockett " e Ricardo "Rico" Tubbs, combatiam sem cessar as ameaças constantes representadas pelo Chinês, por Lucífer e por Átila !
Comparados com estes verdadeiros génios do crime os Barões da Droga sul-americanos, a Cosa Nostra e a Yakuza são meros amadores!

E o melhor de tudo... Não existia um rafeiro de nome Maxe a chatear!

Infelizmente também não havia uma perita forense tão cativante como a Bárbara...

Não se pode ter tudo na vida não é?

Monday, September 04, 2006

Sport Billy!

Para finalizar a fase revivalista eis o final em beleza: Sport Billy!
Os tempos passados, completamente maravilhado com as aventuras deste ET destinado a salvar todos os desportos do nosso Planeta, por outras palavras, o Tony Fiúza de outros tempos!
Ele e o seu inesgotável saco, não azul como o da outra, mas igualmente sem fundo!
Defendia um desporto inocente longe das alegações de certos senhores (ex. "Eu estou inocente! Eu nunca me dopei ou tomei qualquer substância proibida! O meu corpo produz naturalmente Testosterona sintéctica!")
O Sport Billy nunca se defendia com a desculpa do sistema, com o árbrito ou com o fora de jogo mal assinalado!


Infelizmente certas pessoas jamais terão o espírito deste nosso herói!