Tuesday, September 12, 2006

Já nem na avó se pode confiar..

Sempre vi as avós de acordo com a história do capuchinho vermelho: muito queridas, atenciosas, simpáticas, altruístas e incapazes de praticar outra coisa senão o Bem!
Mas fui brutalmente arrancado desta minha visão tão terna com a notícia da mais idosa assaltante do mundo: uma ternurenta avó, com a bela idade de 79 anos resolve assaltar um banco em Chicago!
(Sim, pode-se desde já alegar a velha máxima: Roubar um ladrão não é pecado...)
E assim se destruiu a minha visão naive da avozinha!
Imagino o levantar desta senhora, pensando para com a sua dentadura e os seus óculos: "Hoje apetecia-me algo diferente! Mas estamos ainda no Verão por isso nada de pequenos doces suíços! Sendo assim... e porque não assaltar um banco?? Deve ser engraçado!!?"
E lá encaminhou-se para o banco, apoiada na sua sempre preciosa bengala, disposta a demonstrar toda a sua vitalidade!
Imagino a sua caminhada heróica até à paragem do autocarro, a longa espera, a luta desenfreada pelo banco da frente (afinal velhos são velhos, e se eles lutam tanto pelo lugar da frente aqui em Portugal lá nos States não deve ser muito diferente)!
Depois, a longa subida das escadas até ao banco sempre a queixar-se dos jovens, outrora tão prestativos e respeitosos para com os mais velhos e nos dias de hoje tão esquecidos dos seus ancestrais!
Por fim o seu resmungar sobre a falta de respeito, já niguém respeita os mais velhos e essas coisas! (Confessem lá... aquelas velhas sempre a tentar passar à frente nas filas, sempre a criticar tudo e todos são mesmo irritantes não são?)
Chegada ao balcão já imagino o diálogo....
- Bom dia! É pra levantar a reforma é?
- Ó meu Deus! Quer você ver isto? Já nem sei porque vinha cá...
- Mas trouxe ou não o seu vale da reforma???
- Ai reforma!!!! Isto não dá para nada é uma miséria! Não dá nem para comprar a comida pró meu Antunes! E ele coitado só pode comer perú! Só perú... eu ainda lhe tentei dar outras coisas mas ele é só perú!
- Vá lá! Veja bem aí na sua carteira trouxe ou não o seu vale da reforma?
- Reforma? Reforma? Não me parece... Eu hoje de manhã lembrei-me de vir ao banco sabe?! Estava a pensar em dinheiro mas agora não me consigo lembrar... A minha cabeça já não é como antes...
Mas espera lá... Esta minha cabeça! Pois é... eu vinha cá levantar dinheiro!
- Ah bom! Então e trouxe a caderneta?
- Ó minha rica filha com esta reforma eu não tenho dinheiro nem para abrir uma conta! Isto é mesmo um assalto... Encha-me aí esse saco das compras e não demore! Eu deixei o Antunes sozinho em casa e ele ainda me desarruma tudo...
Enfim... é a revolta da Terceira Idade!

No comments: